Bacalhoada no forno

alt text

Um prato tradicional e com um delicioso sabor para os amantes de Bacalhau. Esse prato é bastante elogiado e muito prático de fazer. Uma surpresa magnifica no almoço ou jantar saboroso, temperado e acompanhado de um bom vinho.

Ingredientes:

4 batatas
1 Papel alumínio
Sal, se necessário (a gosto)
1/2 colher(chá) de Colorau (TEM)
1 porção Pimenta Biquinho (TEM) 1L de leite integral
1 colher (chá) de azeite
3 dentes de alho inteiros (TEM)
2 cebolas, cortadas em fatias
1 pimento vermelho sem pele
2 ovos cozido, cortados em 4 partes
1/2 colher (chá) de farinha de rosca (pão ralado)
1kg de lombo de bacalhau dessalgado
1 porção de azeitonas, sem caroço

Modo de preparo:

Cozinhe o lombo de bacalhau dessalgado no leite até que esteja bem macio. Descarte o leite e corte o lombo de bacalhau em cubos grandes. Corte o pimento descascado em tirinhas e reserve. Descasque e corte as batatas em rodelas. Cozinhe-as em água com sal até ficar “al dente”, sem desmanchar, pois ainda irão ao forno. Numa panela, coloque o azeite e aqueça levemente. Adicione os dentes de alho inteiros e refogue até dourar levemente, sem deixar queimar. Retire os dentes de alho e descarte-os.
No azeite aromatizado com o alho, refogue a cebola em fatias com colorau até ficar dourada. Retire da panela e reserve. Ainda utilizando a mesma panela com azeite aromatizado, refogue rapidamente o pimentão cortado em tiras. Reserve. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 15 minutos. Passados 15 minutos, retire o papel alumínio, coloque os ovos e polvilhe a farinha de rosca sobre toda a bacalhoada.
Regue com um fio de azeite por cima de tudo e coloque também a pimenta biquinho por cima. Aumente a temperatura para 230° e volte a bacalhoada para o forno até que a superfície esteja toda dourada.

Compartilhe: